segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Porto de Mós - Barrenta

Pela 9 horas da manhã do dia 23 de Novembro de 2009 dois elementos, Toze e Carlos Ribeiro iniciaram mais uma volta de BTT com partida junto a esplanada de Porto de Mós sem destino marcado. Rumamos em direcção a serra iniciando a nossa proeza por trilhos de terra e pedra na localidade de Pragosa onde começamos com uma bela subida em pedra, um pouco escorregadia no que originava a roda traseira patinar logo desmontar e andar um pouco a pé, mas vencida a subida foi iniciar um single track sempre a descer simplesmente espectacular onde também tivemos que ter algumas cautelas derivado a muita pedra existente no trilho onde em alguns locais se encontrava molhada e escorregadia logo andar um pouco com a bike as costas, de resto 5 estrelas, acabado o trilho foi então mais uma subida não muito inclinada mas muito difícil derivado a lama existente que quando chegamos ao asfalto em Castanhal tivemos que nos munir de paus para retirar o excesso de lama nos pneus e em alguns pontos do quadro. Foi então que decidimos descer em asfalto até a Alcaria e logo de seguida apanhar a estrada da Barrenta onde já muito perto da localidade iniciamos nova subida por um trilho onde também abundava a pedra mas desta vez bem seca onde só paramos um pouco quase no topo para o nosso reforço, a respectiva barra energética e também aproveitar para nos deliciarmos com uns medronhos muito bons que estavam a nossa espera. A partir daqui ainda tivemos que subir um pouco até ao topo até ao topo da serra onde passamos pelo interior de uma pedreira abandonada e iniciamos um percurso por um trilho no meio da serra bastante longo mas com todos os ingredientes, terra batida, pedra, tojos, lama escorregadia etc. Depois de andarmos bastante pela serra lá descobrimos onde andava-mos perto de Covão de Oles, então decidimos começar a regressar a base indo em direcção a Alqueidão da Serra em asfalto, mas ainda ouve tempo para um pequeno single track entre Alqueidão e Porto de Mós, curto mas muito bom. Com tudo isto foram mais 25 km a uma média de 11.5 km hora.