quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Serro Ventoso - Mendiga

Concentração como combinado em Serro Ventoso pelas 9 horas da manhã desta quarta-feira dia 30/09/09 com 2 elementos, Depois de descarregadas as bikes a preparação para arrancarmos. Partida rumo ao Arrimal por tanto por estrada asfaltada como em terra batida. A seguir a localidade da Bezerra subimos a serra e percorremos alguns trilhos na zona dos moinhos, trilhos difíceis porque abundava a pedra o que originou a perda de algum tempo pois em alguns locais só com a bike as costas. A partir daqui foi apanhar um estradão de terra batida até ao Arrimal. Na entrada do Arrimal lá estava a lagoa que no meio da serra fica espectacular, passamos pela segunda lagoa que não e menos bonita só esta um pouco mais suja. A partir daqui foi subir direito ao posto de vigia que fica bem no topo e a subida era comprida e com uma inclinação razoável, vencida a subida fizemos uma pequena paragem para recuperar forças e alimentar os nossos estômagos com as respectivas barras energerticas reiniciamos o percurso e começámos a percorrer uns trilhos no topo sempre muito bons, mistos terra e pedra, até que apanhamos um trilho que estava marcado com as indicações de pedonal foi então que decidimos seguir esse trilho, só que velha máxima do btt aplicou-se aqui quanto mais se sobe mais se desce então foi uma super descida muito mas muito longa com muita percentagem de pedra e alguma terra batida até perto de uma pedreira, continuamos sempre a descer uma paisagem e o trilho espectacular. Na parte final da descida apanhamos alguma brita solta o que nos dificultou dado que era mesmo a descer e com algumas curvas, descida vencida, onde estávamos, não sabíamos até que começamos a avistar uma povoação ao longe derigimo-nos á povoação para ver onde estávamos foi então com algum espanto que verificamos que estávamos a chegar a Mendiga, a partir daqui foi rumar ao local da partida sempre em asfalto dado que estava a chegar a hora do almoço com tudo isto foram mais 27 Km em 3 horas incluindo algumas paragens.


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Do Celeiro até Alvados






Concentração como previsto pelas 8 horas e 30 minutos deste Domingo dia 27/09/09 no parque de estacionamento do restaurante Celeiro com partida imediata de 18 bêtetistas rumo a Serra. Alguns minutos depois de iniciarmos o percurso que estava previamente estudado e inserido num GPS, na foto ao lado está a altimetria do percurso. Inicialmente foi vencer uma subida bastante acentuada (a subida do cemitério) que nos levou de Alqueidão da Serra até a uma pedreira já bem no alto da serra mas ainda se estava no inicio e havia muito pela frente. Por trilhos serranos muito bons mas com bastante pedra e um single tracks muito conhecido o do Pisco que nos levou até a aldeia histórica da Pia do Urso onde paramos um pouco para alguns dos 18 elementos que compunha o grupo beberem um café e outros aproveitarem para o aconchegamento do estômago com as respectivas barras energéticas. Partimos depois rumo ao Alto de Alvados quase sempre por trilhos de terra batida, dai rumamos até Alcaria onde alguns elementos do grupo aproveitaram para reabastecer de água potával num centro de equitação em Alcaria, de seguida apanhamos um estradão em terra batida e muita pedra solta rumo ao marco geodésico mais uma subida de 1ª categoria mas agradável de subir que remédio. E lá continuamos para depois apanharmos um super single track sempre a descer com muita pedra mas muito espectacular, a partir daqui foi mais uma pequena subida e um single track um pouco manhoso dada a elevada concentração de pedra no meio do trilho e foi para finalizar a terra batida, e logo apanharmos o asfalto em Alqueidão rumo ao local da partida. Uma volta espectacular com todos os ingredientes que um bêtetista que goste de serra tem.


domingo, 20 de setembro de 2009

Na Mata dos Milagres

Concentração pela 9 horas da manhã junto ao cemitério dos Milagres com partida quase de imediato de 7 elementos direito ao café central para uma bica. Pelas 9 horas e 15 minutos arrancamos rumo a mata dos Milagres passando pelo kartodromo e indo na direcção dos trilhos previstos antecipadamente ou seja um passando perto do gasoduto onde numa descida muito íngreme mas curta ouve uma estrondosa queda de um elemento mas sem consequência na volta dado que só levantou foi muito pó, o segundo trilho indo dar a uma estrada perto da Ortigosa mas sempre espectacular o terceiro trilho passando por um ribeiro e subindo uma estrada em calçada em pedra antiga (ver foto) fomos dar perto do parque das merendas na Moita da Roda onde ouve um furo perto do ribeiro. A partir daqui dois elementos com mais pressa de chegar a casa abandonaram o grupo e então foi quando começámos com a parte mais técnica e mais difícil que foi as descidas e subidas do gasoduto até perto de Riba de Aves sem quedas dado o tipo de terreno que se tem de percorrer muito sinuoso. Perto de Regueira de Pontes apanhamos uma estrada de terra batida que nos levou até as margens do rio Liz e a partir dai foi sempre pelas margens do rio e sempre em terra batida até ao estádio de Leiria. A parte final foi rumo a mata dos Marrazes indo pelo Bairro das Almuinhas e ainda deu tempo para fazer um percurso dentro da mata, dado que já estávamos muito perto da hora do almoço no meio da mata separamos-no uns foram para os Milagres indo pelas Chãs e dois ficaram-se pelos Marrazes. Com isto tudo foram 41 Km percorridos a uma media de 16.5 em 3 horas incluindos algumas paragens.


domingo, 13 de setembro de 2009

De Serro Ventoso até Alvados

Neste Domingo 13/09/09 concentração no Serro Ventoso como combinado pelas 9 horas da manhã. Tirar as bikes de cima dos carros e prepararmo-nos para arrancar foram mais alguns minutos, pois tínhamos logo uma longa subida para aquecimento que foi vencida com alguma facilidade, no final da subida incidimos logo para o interior da serra passando pelo alto da Fórnea que é sempre espectacular alguns single tracks bem fixes mas sempre com muita pedra. Seguimos sempre por caminhos de terra batida e outros que só tinham simplesmente pedra com abundância e muita solta o que nos dificultava o andamento até ao alto de Alvados então decidimos descer até ao vale de Alvados por um single tracks sempre a descer e em alguns locais com elevada inclinação mas correu tudo as mil maravilhas sem qualquer incidente, chegados ao vale tivemos a pior decisão depois de iniciarmos um longa descida em estradão de terra batida chegados perto do restaurante decidimos subir por um caminho pedonal a serra até ao topo, de principio uns bocados a andar de bike e outros a pé só que a meio do percurso a subida começou a inclinar em demasia e a pedra a abundar só a pé, mas o mais engraçado estava para acontecer uma manada de vacas e bois no meio do percurso logo tivemos que atalhar serra acima porque o animais impedia-nos de continuar pelo trilho coisas que acontecem. Vencida esta subida foi apanhar o percurso mais rápido que nos levou até ao local da partida porque a hora já estava adiantada para o almoço. Com tudo isto foram mais uns 28 Km nas pernas a uma ,média de 12 Km hora em 4 horas contando com algumas paragens mas uma volta muito dura e com o calor sempre a apertar


domingo, 6 de setembro de 2009

Volta na Serra da Lousã

Partida de Leiria conforme combinado, pelas 7 horas e 30 minutos, com destino a serra da Lousã. Chegada ao local da partida para a nossa volta ás 8 horas e 50 minutos. Depois de descarregadas dos carros as 4 bikes e acabados de nos equipar, passaram 10 minutos.
Então partimos serra acima, com passagem pela aldeia do Candal, onde até ao local onde começamos a descer percorremos 20 Km sempre a subir e sempre em asfalto. Chegados então quase ao topo, foi hora de um curta paragem para retemperar as forças e aconchegar os nossos estômagos com as respectivas barras enegecticas. Foi então que iniciamos um trilho sempre a descer, muito espectacular, com algumas partes muito difíceis devido ao estado do terreno e à quantidade de xisto solto no trilho onde houve três ligeiras quedas e um furo. Este trilho levou-nos até ao parque de merendas do Terreiro das Bruxas, onde encontramos muito ciclistas de Downhill. Continuamos em estradão de terra batida até a uma aldeia típica cravada na serra toda em xisto com um nome esquisito, "TALASNAL" ,visitada a aldeia e algumas fotos tiradas foi então que retomamos a descida da serra a partir do interior da aldeia. Uma descida ao estilo do downhill, quase de loucos, que nos levou até ao Castelo. Descida esta que tinha de tudo um pouco, escadas, muito xisto solto, trilhos à beira de ravinas, descidas íngremes cravadas de pedra solta, lógico que algumas partes do trilho foram feitas com a bike à mão devido à incapacidade de as fazer com as nossas bikes. Chegados ao Castelo derigimo-nos até a praia fluvial Sra da Piedade, é muito bonita, vale a pena visitar e dispõe de um pequeno bar. A partir daqui foi vencer uma pequena mas difícil subida e apanhar a estrada que nos levou até ao local da partida.
Com tudo isto foram 20 Km a subir e 10 a descer, em cerca de 4 horas, contando com todas as paragens.
Recomenda-se uma visita à Lousã aos bttistas com espírito radical e aventureiro!