sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Porto de Mós - Alcaria

Partida de Porto de Mós pelas 9 horas da manhã como combinado previamente com dois elementos Toze e Carlos. Optamos por ir em direcção ao Alqueidão da Serra, chegados a rotunda do Calceteiro como mostra a imagem em baixo rumamos em direcção de Covão de Oles até aqui sempre em asfalto mas sempre a subir e bem, passado Covão de Oles apanhamos um trilho em terra batida inicialmente quase plano e sem pedra, quando começamos a descer então e que foi o melhor, descida acentuada e bem comprida e mesmo mas mesmo muita pedra a mistura trilho muito bom e que nos levou até bem perto da cavalariça de Alcaria. A partir daqui foi apanhar uma brutal subida que nos levou até ao topo do monte ai encontramos as marcações do circuito da Taça de Portugal de Downhill Urbano e Cross Country que ia decorrer no fim de semana seguinte, o que nós aproveitamos para dar uma espreitadela pelo circuito um bocado duro com muita pedra, abundava em demasia e havia para todos os gostos desde as grandes as pequenas. Feito o reconhecimento de parte do percurso foi tempo para uma pequena paragem para reabastecimento dado que já estava bem na hora. Já com os estômagos aconchegados foi hora de apanhar um mega single track que nos levou desde a antena de telecomunicações ali instalada até perto da estrada romana em Alqueidão, um single track muito especial com um grau de dificuldade muito elevado, longo e sempre a descer mas muito espectacular, ainda ouve tempo para fazer outro single track, mas mais pequeno mas também muito bom onde fomos sair junto ao Parque de Merendas de Alqueidão. A partir daqui foi dirigirmos-nos até ao Castelo de Porto de Mós para uma pequena visita e tirar algumas fotos, acabada a visita foi rumar até ao local da partida, e com tudo isto foram mais 27 Km em serra a uma media de 12Km hora.


domingo, 25 de outubro de 2009

Leiria - Amor - Barosa

Partida como combinado junto as piscinas municipais pelas 9 horas da manhã rumo a Amor indo pela borda do rio Lis, chegados a Amor tomamos a direcção ao Barreiros indo junto a Vala Real para depois atravessarmos os Barreiros por um trilho onde tivemos de atravessar um ribeiro e nos dirigimos até ao campo de futebol para logo de seguida apanharmos um estradão quase sempre a subir com alguma areia a mistura nos levou até a M.A.P. na Barosa. A partir daqui encaminhamos-nos para o interior da mata da Barosa onde fizemos uma pequena pausa para um reforço alimentar dado que pela frente tínhamos ainda uns bons Km pela frente. Percorremos na zona trilhos muito bons com algumas descidas em terra batida onde passa o gasoduto para quem conhece não e pêra doce, depois de nos entretermos-nos um bocado andando um pouco a deriva quase sempre no sobe e desce derigimo-nos a Bomcar para iniciarmos a descida até ao túnel tendo logo de seguida uma boa subida, chegados ao Pichaleiro optamos por subir sempre em terra batida e inicialmente com muita areia até aos Parceiros um boa opção dado que na zona se apanhamos uns bons trilhos que nos levaram até a Urbanização de Santa Clara. A partir daqui foi apanhar a estrada que nos levou até ao local da partida. Com tudo isto foram mais 42 Km nas pernas a uma média aproximada dos 16.5 Km hora

domingo, 18 de outubro de 2009

Leiria, Lapedo, Curvachia

Concentração como previamente combinado junto as piscinas de Leiria pelas 9 horas da manhã. Partida de emidiato rumo ao Lapedo seguindo a ciclovia até a Ponte dos Caniços e dai a estrada dos Pousos onde apanhamos a direcção do Campo Amarelo para depois entrarmos em estradão junto a Ribeira de Agudim até Santa Eufêmia para seguirmos até ao Lapedo. De seguida rumamos em direcção a Caranguejeira indo sempre pelo vale do Lapedo, só que nos estava a aguardar a sempre incrível subida que nos levou até ao Souto do Meio, vencida a subida fomos em direcção ao miradouro do Souto do Meio onde tivemos uma pequena paragem para descanso e aconchegamento dos nossos estômagos já que estava bem na hora. A partir daqui foi apanhar um single track bastante rápido que nos levou até a estrada de Fátima perto dos Cardosos. Rumamos em direcção á mata da Curvachia onde entramos junto ao corte para o Padrão uma zona de rara beleza com enormes rochedos onde em algumas zonas passamos por baixo deles espectacular, foi então que iniciamos uma serie de subidas algumas com bastante inclinação e alguma pedra até ao aviário para depois apanharmos um bom single track bastante rápido sempre a descer também com alguma pedra e em alguns pontos bastante, por entre uma densa mata em que alguns sítios da mata não se vê o sol tal e a densidade de arborização. Terminada a mata da Curvachia foi rumar até ao local da partida indo pela ciclovia, com tudo isto foram mais 42 Km nas pernas a uma media de 16 Km hora.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Alcanadas ate Alvados

Concentração em Alcanadas pelas 9 horas da manhã conforme previamente combinado. Partida quase de imediato de três elementos Toze, Carlos e Celso rumo a Porto de Mós sempre a subir como manda a regra embrenhamos-nos na serra com mais umas subidinhas a valer com alguma dificuldade e depois um single track sempre a descer um pouco técnico derivado a muita pedra existente no trilho e que nos levou ate bem perto de Zambujal da Alcaria a partir daqui foi rumar até a Fornea e onde um pouco antes de la chegarmos foi tempo do nosso reforço e um pouco de descanso para enfrentarmos o resto da volta. Depois desta curta paragem foi rumar até ao Alto de Alvados sempre em terra batida e muito próximo do sopé da montanha onde ainda deu tempo para apreciarmos um bando bastante grande de perdizes no meio da planície. Vencida a subida que nos levou até ao Alto de Alvados foi ruma pelo asfalto até Alcaria a partir daqui foi vencer um enorme subida em alguns sítios de enorme dificuldade derivado a inclinação e á muita pedra que lá existe, chegados ao topo foi enveredar por uma enorme descida longa e com muita inclinação e alguma brita deu para testar a eficácia dos travões e que nos levou até São João Batista, e daqui foi iniciar o regresso ao local da partida e com tudo isto foram 35 Km percorridos na serra a uma media de 14 Km hora não foi mau.


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Do Celeiro Até Alqueidão da Serra

Nesta segunda feira dia, 05/10/09, feriado, concentração no café Celeiro como combinado. Partida de 3 bttistas (Toze, Bruno e Carlos) após preparação das bikes rumo a Reguengos do Fetal, um pouco por terra batida e por asfalto. Dentro da localidade subimos pela difícil subida que passa ao lado do cemitério e vai em direcção a uma pedreira. Depois seguimos um pouco por terreno horizontal, que serviu para descontrair os músculos, já que de seguida foi quase um prémio de 2ª categoria, subida que em alguma partes tinha pedra em abundância e que nos levou até a uns geradores eólicos, de seguida percorremos um bom single track, um pouco técnico, cortado com um estradão que acessa aos geradores eólicos, com um começo espectacular dado que começámos com as bikes ás costas mas logo de seguida foi sempre em alta adrenalina vencendo muita pedra e desequilíbrios para chegarmos ao fim do trilho sem azares. A partir daqui foi sempre em trilhos muito bons, mistos, terra e pedra, até a uma povoação com o nome de Barreira de Água, e logo de seguida também sempre em trilho até perto de Demó Velha onde paramos um pouco para descansarmos e ao mesmo tempo reforçarmos as nossas energias com as respectivas barras energecticas. A partir daqui foi sempre a inventar sempre em trilhos de terra e um bom single track que encontramos por acaso, depois de concluído avistamos as eólicas do Alqueidão da Serra então foi seguir um pouco em asfalto até aos estradões de brita calcada que dá acesso ás eólicas. Neste trajecto visitamos uma Anta, um Monumento Mégalito, em plena serra e a poucos metros das eólicas. A partir daqui foi sempre a descer até Alqueidão da Serra com direcção ao local da partida. No final contámos 32 Km em 3 horas incluindo as paragens.