quinta-feira, 15 de julho de 2010

Porto de Mos - Chão das Pias

Pelas 9 horas da manha deste dia 15/07/10 Quinta feira dois elementos, Toze e Carlos Ribeiro iniciamos mais uma volta de BTT pele serra, coisa que não fazíamos a algum tempo durante a semana por razões de trabalho. Então optamos por mais uma vez fazer um percurso com alguma invenção. Inicialmente percorremos um trilho na serra já nosso conhecido feito a muito pouco tempo, mas sempre muito bom. Partimos de Porto Mós em direcção à localilidade de Pragosa aqui iniciamos um bom single track bem nosso conhecido em que só paramos no fim do vale, em que depois de uma boa subida ficamos na localidade de Zambojeira da Alcaria. Depois de uns metros em asfalto iniciamos uma etapa no Parque Natural Serra de Aire e Candeeiros em começamos a subir perto da Fornea e só acabamos no Alto da Fornea perto da localidade de Chão das Pias onde pelo caminho encontramos alguns Fosseis como mostra na foto deu tempo para tudo. Já bem no Alto da Fornea foi então que começamos a inventar, de repente estávamos na encosta da serra num trilho estreito onde tínhamos de estar com a maior concentração possível já que do nosso lado esquerdo eram mais de 100 metros de declive, correu tudo bem, mas houve um bocado que teve de ser com a bike a mão havia muita pedra solta no trilho e para nós não oferecia muita segurança. Acabado o trilho demos de caras com uma descida fenomenal, inicialmente em laje depois muita pedra, fixa e solta e a acabar em terra batida, começou no alto da Serra na zona da localidade de Chão das Pias e acabou no Vale de Alvados 5 estrelas. Como as horas estavam a passar decidimos voltar ao local da partida fazendo o resto do percurso sempre em asfalto. Com tudo isto foram mais 26 km a uma media aproximadamente de 12km hora