domingo, 31 de janeiro de 2010

Leiria - Monte Real

Partida previamente combinada junto ás piscinas municipais de Leiria, pelas 9 horas da manhã. Iniciámos o percurso com sete elementos rumo a Monte Real, pela borda do rio. Terreno de terra batida, algumas poças mas nada que impedisse a nossa progressão. Chegados a Monte Real, para aquecer, subimos em direcção à parte velha da cidade, uma subida íngreme mas curta logo terminada com uma pequena descida em terra batida que nos levou em direcção a uma rotunda na nova variante de Monte Real. De seguida pedalámos pelas matas em direcção as margens da Vala Real. Chegados a Vala Real fizemos a primeira etapa pelas margens entre as duas pontes. Foi um pouco dura pois o terreno estava muito pesado e com muita lama. Chegados todos à ponte foi hora de uma pequena paragem para reforço alimentar com as respectivas barras energéticas, terminado o descanso, rapidamente retomamos o nosso destino de regresso ao ponto de partida, mas tivemos pela frente uma grande aventura, um pouco mais a frente deparamo-nos com uma enorme mancha de lama, não posso precisar mas talvez mais de quinhentos metros, onde tivemos de andar muito tempo com a bikes às costas. Foi um bocado cansativo dado que as bikes estavam mais pesadas com o excesso de lama. Ultrapassada a lama foi tempo de limpar o máximo possível as bikes dado que água não faltava. Reiniciada a volta já sem lama seguimos em direcção aos Barreiros, passando pela Amor sempre junto à Vala Real. Como já estava a chegar a hora do almoço foi tempo de nos dirigirmos ao local da partida indo por asfalto para ser mais rápido.
Com tudo isto foram mais 38 km a uma média de 13 km hora, nada mau..

domingo, 24 de janeiro de 2010

Leiria - São Pedro de Moel



Neste Domingo dia 24 de Janeiro concentração junto as piscinas municipais de Leiria pela 9 horas da manhã. Partida de imediato com 5 elementos rumo a São Pedro de Moel, atalhando logo de inicio pelos campos do Lis até a Barosa e logo para aquecer um boa subida, a da Barosa que nos levou até a estrada da Marinha Grande, de seguida tivemos um pequeno atalhos por terra batida, na Albergaria seguimos por asfalto até à Marinha Grande para logo de seguida seguirmos por a pista de ciclismo até ao nosso destino, São Pedro de Moel. De seguida paramos um pouco junto ao Farol para descanso e reforço alimentar, umas barras energéticas para apoiar o nosso regresso que não era fácil. Iniciado o regresso pedalando pelas matas, atravessando o local chamado “a estrada das árvores” sempre com pequenas subidas para não arrefecermos dado que o tempo não tem estado muito quente. Apanhamos novamente a pista de ciclismo, de regresso a Marinha com passagem por o interior da Cidade chegamos a estrada do Pêro Neto, como o tempo estava a ficar curto decidimos ir pela estrada principal até a Barosa, só que desta vês descemos pelos Moinhos da Barosa em direcção a Ponte de Cavaleiro indo logo de seguida pela borda do rio até ao local da partida, as piscinas de Leiria. Só que nós, Toze, e Bruno ainda tivemos pela frente a sempre bonita subida dos Marrazes para chegarmos a casa. Com tudo isto foram 54 km percorridos a uma média de 15.5 km hora, nada mau.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fórnea - Alvados



Pelas 9 horas da manhã deste dia 21 de Janeiro como combinado previamente iniciamos mais uma volta BTT pela serra. Felizmente a ultima durante a semana dado que vou começar a trabalhar, finalmente arranjei emprego. Voltando ao BTT que de momento e o que nos interessa agora, iniciamos a nossa volta em Zambujal de Alcaria indo logo em direcção a Fórnea, mas já havia pouca água na cascata, voltamos logo para trás seguindo sempre em terra batida junto ao sopé da montanha em direcção a Alvados. Um pouco antes de chegarmos a localidade, decidimos ir um pouco mais a frente entre as duas montanhas, então em vez de irmos sempre em frente como conhecíamos, optamos por cortar numa virada a direita que desconhecíamos e onde começamos logo com uma subida bem comprida cheia de curvas, com muita pedra e alguma inclinação em algumas zonas, sempre entre dois montes rodeados de paredes de calcário ainda a gemerem água, espectacular. Também com marcação de caminho pedestre. Chegados ao topo envergamos pelo mais difícil uma subida em caminho murado de pedra mas muito difícil de progredir, onde não havia pedra era terreno enlameado ou seja muito escorregadio. Lá chegamos a uma encruzilhada e então optamos pela da direita, inicialmente um espectáculo um carreirinho tipo single track muito bom, mais ou menos 1 km a frente começamos a entrar pelo meio da encosta da serra num carreirinho continuo cheio de pedra solta e com a encosta toda livre no nosso lado direito, alguns 100 metros de altura mas com uma vista maravilhosa, a andar de bike todo o cuidado era pouco dado que não nos podíamos distrair, concentração total. Vencida a dificuldade que foi um sucesso, um single track gigante que nos levou até bem perto de Alvados. A partir daqui foi fazer mais uns km em direcção ao local da partida mas desta vez pelo lado direito, que vai de Alvados para a Fórnea sempre em caminho de terra batida e alguns terrenos de lavoura em que tivemos alguns problemas com a lama e excesso de água nos terrenos, mas nada que não se resolvesse. Chegados aos carro foram mais cerca de 20 km nas pernas em serra que não e mau a uma media de 11 km hora.


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Zambujal de Alcaria - Alvados

Nesta Segunda Feira 04/01/2010 pelas 9 horas e 15 minutos iniciamos mais uma volta BTT a primeira do ano com dois elementos Toze e Carlos Ribeiro, um dia cinzento com muitas nuvens, tinha chovido toda a noite e lá resolvemos arriscar e acertamos na aposta. Partimos da localidade de Zambujeira de Alcaria com o destino marcado, a Fórnea. Iniciada a volta começamos logo num estradão ao longo do rio Lena com muitas poças e em certos locais até parecia um segundo rio tanta água dava para lavar as bikes, chegados á zona da nascente deparamo-nos com uma com uma abundância de água que era um espectáculo começando logo por uma cascata, ver foto coisa rara na nossa zona, continuando o percurso até a nascente só visto os caminhos inundados de água logo tínhamos de andar o máximo em cima da bike, chegados ao local com os pés completamente encharcados lá fomos deslumbrar as maravilhas da natureza água vinda pela encosta abaixo, mais uma cascata embutida na serra o barulho da água a descer encosta abaixo tudo isto só visto, recomendo a visita. Recomeçando a nossa volta fomos em direcção a Alvados sempre pela encosta da serra subimos numa virada a direita que vai em direcção as Grutas de Alvados mas como a horas estavam a passar rapidamente dado que despendemos algum tempo na Fórnea decidimos voltar ao local da partida andando sempre em trilhos de terra batida e pedra com muita poças de água a bloquearem os caminhos e alguma lama mas nada nos impediu de concluir a nossa volta.