terça-feira, 27 de julho de 2010

Batalha - Casal do Relvas - Porto de Mós

Pelas 9 horas da manhã deste dia 27/07/2010 dois elementos, Toze e Carlos Ribeiro partimos da Batalha sem nenhum destino definido. Depois de estarmos na estrada, vamos por aqui, agora cortamos aqui, de repente estávamos em Casal do Relvas, então decidimos andar pelos pinhais da zona já que o calor estava a começar a apertar. Depois de alguns Km pela zona deparamos-nos com um lago no meio de um pinhal perto das obras da variante da Batalha, onde os bombeiros se estavam a abastecer de água, aproveitamos para tirar algumas fotos. No reatamento da volta estava a espera uma subida em terra batida que mais parecia um parede, com a temperatura já bem acima dos 30 graus a subida é dividida em duas partes, a primeira foi feita em cima da bike no inicio da segunda parte da subida tive uma quebra física que foi um bocado complicada de recuperar dado a alta temperatura que se fazia na altura mas fui recuperando lentamente. então quando chegamos a estrada de asfalto estávamos perto da rotunda de da IC2 que vai para porto de Mós então decidimos ir por asfalto até Porto de Mós onde o Carlos se reabasteceu de água e dai até Alcanadas, paragem quase obrigatória em Alcanadas para bebermos um bebida fresca e desta vês tive de ser eu a reabastecer-me de água. A partir daqui foi o regresso ao ponto de partida com mais uns 32.6 Km a uma média de 15.7 Km hora nada mau derivado as altas temperaturas neste dia.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Na Rota do Carvão

Pelas 9 horas da manhã do dia 22 de Julho iniciamos mais uma volta pela Serra de Aire e Candeeiros. Partida junto à esplanada de Porto de Mós sem destino prédefenido. Iniciamos em asfalto em direcção à localidade de Figueiredo onde nos embrenhamos nos trilhos de terra batida e pedra na serra. Como já há muito tempo que não percorríamos a totalidade da ex linha do comboio, baptizada como a rota do carvão resolvemos fazê-la neste dia, foi então que começámos a longa subida sempre com muita pedra, passando ao lado de uma pequena criação de porcos pretos em que a vedação fica na encosta da serra. Continuando sempre a subir na direcção do parque de merendas onde logo a seguir avistamos os espectaculares túneis outrora percorridos pelos comboios de transportes de carvão, depois de atravessados por nós dois demos inicio ao restante, a parte mais dolorosa muita mas muita pedra solta tipo cascalho grosso onde quando acabamos a parte da linha do comboio eu já me encontrava com umas dores nas costas apesar da bike ser de suspensão total. A partir daqui já foi mais ligeiro, continuamos a subir em direcção às antenas, depois em dirtecção a localidade de Bezerra onde fomos visitar o inicio do túnel da mina de carvão como podem ver na foto ao acima. De seguida continuamos em direcção ao campo de futebol da Bezerra para depois podermos desfrutar da descida que nos leva até ao lugar de Figueiredo passando uma vez mais pela cabana do Elias onde como sempre está ali desponivel para todos incluindo bebidas grátis, alcoólicas ou não. Acabada a descida foi direccionamos-nos ao local da partida que não era longe. Com tudo isto foram mais 23 Km a uma medis de 12 Km Hora na serra e com o calor que estava não foi mau.






quinta-feira, 15 de julho de 2010

Porto de Mos - Chão das Pias



Pelas 9 horas da manha deste dia 15/07/10 Quinta feira dois elementos, Toze e Carlos Ribeiro iniciamos mais uma volta de BTT pele serra, coisa que não fazíamos a algum tempo durante a semana por razões de trabalho. Então optamos por mais uma vez fazer um percurso com alguma invenção. Inicialmente percorremos um trilho na serra já nosso conhecido feito a muito pouco tempo, mas sempre muito bom. Partimos de Porto Mós em direcção à localilidade de Pragosa aqui iniciamos um bom single track bem nosso conhecido em que só paramos no fim do vale, em que depois de uma boa subida ficamos na localidade de Zambojeira da Alcaria. Depois de uns metros em asfalto iniciamos uma etapa no Parque Natural Serra de Aire e Candeeiros em começamos a subir perto da Fornea e só acabamos no Alto da Fornea perto da localidade de Chão das Pias onde pelo caminho encontramos alguns Fosseis como mostra na foto deu tempo para tudo. Já bem no Alto da Fornea foi então que começamos a inventar, de repente estávamos na encosta da serra num trilho estreito onde tínhamos de estar com a maior concentração possível já que do nosso lado esquerdo eram mais de 100 metros de declive, correu tudo bem, mas houve um bocado que teve de ser com a bike a mão havia muita pedra solta no trilho e para nós não oferecia muita segurança. Acabado o trilho demos de caras com uma descida fenomenal, inicialmente em laje depois muita pedra, fixa e solta e a acabar em terra batida, começou no alto da Serra na zona da localidade de Chão das Pias e acabou no Vale de Alvados 5 estrelas. Como as horas estavam a passar decidimos voltar ao local da partida fazendo o resto do percurso sempre em asfalto. Com tudo isto foram mais 26 km a uma media aproximadamente de 12km hora